Se você começa o dia correndo, toma um café apressado e sai de casa atrasado, talvez seja hora de repensar sua rotina matinal. O que muitas pessoas não percebem é que os primeiros momentos do dia têm um grande impacto no bem-estar e na produtividade.
Com algumas mudanças simples logo ao despertar, é possível aumentar o foco, reduzir o estresse e melhorar a disposição – e o melhor: sem comprometer muito tempo. O médico e psicólogo Roberto Debski, especialista em acupuntura e homeopatia, e a nutricionista Janainna Mazelli, da Clínica Nutrição de Precisão, explicam quais hábitos podem transformar suas manhãs.
A prática da meditação pode melhorar o foco e a vitalidade. "Meditações e visualizações são essenciais para aumentar a presença e o equilíbrio mental logo cedo", afirma Roberto Debski. Segundo ele, reservar alguns minutos pela manhã para essa prática pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o rendimento ao longo do dia.
Se possível, tente incluir também momentos de meditação à tarde ou à noite, reforçando esse hábito e proporcionando mais qualidade de vida.
Nada como um bom alongamento para despertar o corpo. “Os alongamentos matinais auxiliam na disposição e na concentração ao longo do dia”, explica Janainna Mazelli.
Para Debski, o período da manhã é ideal para movimentar o corpo, pois é quando estamos mais dispostos a atividades físicas. Seja um alongamento rápido ou uma caminhada, movimentar-se logo cedo pode fazer toda a diferença na sua energia diária.
A alimentação matinal deve ser planejada para garantir mais energia. "O ideal é já ter uma ideia do que preparar no café da manhã, evitando perder tempo escolhendo opções", sugere Janainna.
Alimentos como frutas, fibras (aveia), proteínas (ovos, tofu, suplementos proteicos) e gorduras saudáveis (abacate, azeite, coco) são boas escolhas para manter a saciedade e a disposição ao longo da manhã.
Ter horários fixos para acordar, se alongar, preparar o café da manhã e sair de casa sem pressa contribui para um começo de dia mais equilibrado.
"Adotar uma rotina matinal ajuda a manter a motivação, o foco e a disposição", explica Debski. Com a repetição diária desses hábitos, eles se tornam automáticos, garantindo resultados positivos a longo prazo.
Uma estratégia eficaz para produtividade é começar pelo que exige mais esforço. “Diz o ditado que devemos colocar na garrafa primeiro as pedras grandes, depois as médias, depois as pequenas, e por fim a areia e a água. Caso contrário, teremos problemas”, ilustra Debski.
Ou seja, resolver as tarefas mais desafiadoras logo pela manhã pode garantir um rendimento mais eficiente e evitar acúmulo de pendências ao longo do dia.
Ter uma noite de descanso adequada é fundamental para um despertar tranquilo. Janainna recomenda dormir em ambiente escuro e silencioso, evitar celular antes de dormir e escolher travesseiros adequados. Pequenos ajustes na rotina noturna podem impactar diretamente sua disposição pela manhã.