Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta terça-feira (25) nas cidades de Uberlândia e Uberaba. As ações, coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal de Minas Gerais, fazem parte das operações "Força Total" e "Fora de Sintonia – Fase 2", que visam combater o tráfico de drogas e outras atividades criminosas associadas.
A operação "Força Total" executou 23 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e em crimes como roubos e homicídios. Os mandados foram cumpridos em Uberlândia e Uberaba, onde a atuação do grupo tem impactado diretamente os índices de violência.
Já a segunda fase da operação "Fora de Sintonia" teve como alvo um núcleo da mesma organização criminosa que opera a partir do sistema prisional. Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão. Esse grupo, que atua principalmente em Campina Verde e Uberaba, foi identificado na primeira fase da operação.
No total, as operações ocorreram em Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Perdizes, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba e Borda da Mata. A escolha do momento para a deflagração das ações levou em conta a proximidade do Carnaval, período em que há um aumento na circulação de drogas para abastecer festas e eventos.
Até o momento, 12 pessoas foram presas e diversos itens foram apreendidos, incluindo mais de R$ 20 mil em dinheiro. Confira a lista dos materiais apreendidos:
As investigações seguem em andamento para desarticular completamente a organização criminosa e evitar o abastecimento do mercado ilícito de drogas durante o período festivo.