A Foton anunciou a chegada de duas picapes médias micro-híbridas ao Brasil no próximo dia 17 de junho. Os modelos Tunland V7 e Tunland V9 farão suas estreias simultaneamente, ampliando a linha da marca chinesa, que já comercializa caminhões no país.
A linha Tunland consiste na mesma picape, com dimensões de 5,54 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e 1,90 metros de altura, e uma distância entre-eixos de 3,35 metros. A principal concorrente será a BYD Shark, que mede 5,46 metros de comprimento e possui 1,97 metros de largura, com uma distância entre-eixos de 3,26 metros.
Apesar de seu porte maior em comparação com rivais, a capacidade de carga das picapes é de apenas 500 kg. A caçamba tem 1,56 metros de comprimento, 1,65 metros de largura e 53 cm de profundidade.
A dupla se diferencia no visual: a Tunland V7 é inspirada na Ford F-150, com faróis horizontais compostos por dois retângulos empilhados e uma grade com duas barras horizontais. A Tunland V9, por sua vez, é inspirada na Ram 1500, com faróis mais finos e uma grade tipo colmeia emoldurada por uma barra que delineia o contorno característico da marca americana.
A Foton informou que as características técnicas podem variar no Brasil, mas ambos os modelos são vendidos com um motor 2.0 a gasolina e um sistema micro-híbrido de 48V. A potência é de 160 cv e o torque de 45,9 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, fabricado pela ZF, e a tração é 4x4 com reduzida.
No exterior, a marca promete uma autonomia de até 900 km com um tanque de gasolina. Além de econômicas, as picapes da linha Tunland devem ser bem completas. Se mantiverem o pacote de equipamentos vendido no exterior, os modelos virão com seis airbags, pacote de assistência ao condutor e uma tela multimídia de 14,6 polegadas.
Mín. 16° Máx. 29°