Faltam 44 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e a contagem regressiva não é exclusiva dos atletas. A Toyota está acelerando seus esforços para apresentar a nova versão a hidrogênio da picape Hilux durante o maior evento esportivo mundial. Dez exemplares foram construídos na fábrica da empresa em Derby, no Reino Unido, com apoio financeiro do governo britânico.
Desses dez veículos, cinco serão submetidos a rigorosos testes de durabilidade, desempenho e segurança. Os outros cinco serão usados em demonstrações com clientes e mídia especializada, sendo que duas unidades serão exibidas na França durante os jogos de Paris.
A Toyota, pioneira em tecnologia híbrida e veículos elétricos, está agora avançando no desenvolvimento de mobilidade sustentável com o hidrogênio. A nova Hilux possui 330 células de combustível, montadas sobre o eixo dianteiro, substituindo o motor a combustão tradicional. O hidrogênio é armazenado em três tanques, totalizando 7,8 kg, proporcionando uma autonomia de 600 km devido à alta densidade energética do combustível.
A energia gerada pelas células de combustível é armazenada em uma bateria localizada acima dos tanques, que alimenta um motor elétrico de 182 cv e 30,6 kgfm, posicionado na traseira, movimentando as rodas do eixo posterior. Esse sistema é o mesmo utilizado no Mirai, o único carro a hidrogênio da Toyota disponível no mercado global.
Além da eficiência energética, a leveza do hidrogênio permite capacidades de carga e reboque mais elevadas, embora a Toyota ainda não tenha divulgado esses dados específicos. A Hilux a hidrogênio destinada às demonstrações é uma versão de cabine estendida, mantendo as dimensões das versões a combustão, com 5,33 metros de comprimento, 3,09 metros de entre-eixos e 1,86 metros de largura.
Ainda não há previsão de lançamento oficial da picape Hilux a hidrogênio.
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