Com uma participação de 18,5% no mercado em 2023, as caminhonetes estão em alta no Brasil. Tanto que o segmento foi escolhido para ganhar um especial na edição 700 da Revista Autoesporte. Em breve, teremos mais novidades, incluindo as primeiras opções híbridas no mercado nacional, com duas marcas chinesas apostando na categoria: BYD e Foton.
O segundo semestre do ano também trará lançamentos aguardados pelo público brasileiro, como a Ford F-150 e a Volkswagen Amarok reestilizadas. Pensando nisso, Autoesporte separou as sete caminhonetes que estão previstas para estrear no Brasil até o fim de 2024. Confira a lista:
Prevista para chegar ao Brasil entre setembro e outubro deste ano, a BYD Shark será a primeira picape híbrida do país. Autoesporte já testou o modelo, que virá para competir com Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Equipada com um motor 1.5 turbo e dois propulsores elétricos, entrega 430 cv de potência, tornando-se a picape mais potente do mercado brasileiro.
A Ford prepara duas novidades no segmento de picapes para o segundo semestre de 2024. A F-150 reestilizada, com novos faróis e tecnologia atualizada, manterá o motor V8 5.0 de 405 cv e câmbio automático de 10 marchas, ainda sem data de estreia definida. Em seguida, a nova geração da Ranger receberá a edição especial Black, baseada na versão XLS, com motores 2.0 e 3.0 V6 turbodiesel. O preço deve girar em torno de R$ 285 mil.
A Foton, outra marca chinesa, estreia no Brasil com as picapes Tunland V7 e V9, equipadas com um motor micro-híbrido movido a diesel. O conjunto une um 2.0 turbodiesel com um pequeno motor elétrico de 48V, totalizando 175 cv de potência e 45 kgfm de torque. Ambas as versões estão em processo de homologação, com previsão de lançamento no início de 2025 e preços a partir de R$ 230 mil.
A JAC prepara o retorno aos veículos a combustão com a inédita Hunter, baseada na iEV-330P. No Brasil, será equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,8 kgfm de torque, com tração 4x4. Além disso, haverá uma versão elétrica no portfólio com 204 cv e 30,1 kgfm de torque, e tração 4x2.
A nova RAM 1500 está em fase final de testes e próxima do lançamento. O facelift da grande picape trará um motor 3.0 turbo Hurricane, com 420 cv na versão básica e 540 cv na mais cara, substituindo o atual V8 de 400 cv.
A Volkswagen iniciou a produção da nova Amarok na fábrica de General Pacheco, na Argentina. Com previsão de estreia no Brasil em agosto deste ano, a caminhonete chega à linha 2025 com uma reestilização profunda. No entanto, a segunda geração da picape, desenvolvida em parceria com a Ford Ranger, não está nos planos para o mercado nacional.
Mín. 19° Máx. 30°